Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA - Seminário debate situação da pesca no Estado


Aconteceu ontem (19), o “



I Seminário de Desenvolvimento e Perspectivas da Pesca no RS”, organizado pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP). O evento ocorreu no Auditório do Incra, em Porto Alegre, e teve como objetivo debater os problemas que afetam os pescadores do Rio Grande do Sul. A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa esteve representada pelo assessor Roni Capelari, e Helena Marquet representou o gabinete do deputado Adolfo Brito.

Dentre as pautas do seminário, foram discutidos temas importantes para a categoria, como o Seguro Defeso – Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e benefícios do INSS, documentações dos pescadores, a fiscalização da pesca no Estado, questões fiscais, entre outros. Ao final do encontro, foi encaminhado um documento a secretaria Nacional de Pesca, ao INSS e demais órgãos competentes contendo várias solicitações, entre as principais: Que a confecção da Carteira Profissional de Pescador seja feita em todos os Estados; Que a manutenção da Carteira de Pescador seja possível até 31 de dezembro do ano corrente, e não mais até 60 dias após a data de aniversário e a análise técnica da possibilidade de mudança do NIT após a aposentadoria e a Discussão da Lei Regime Geral do Pescador com todas as bases.

O evento contou com as presenças de Ricardo Nuncio, da SDR como representante do Estado; Luciane Compiani Branco, coordenadora da SEAP/RS; Dayvson Franklin de Souza, secretário Nacional de Aquicultura e Pesca; pelo INSS:  Alberto Carlos Alegre, Coordenador geral de pagamentos, e João Paulo da Silva, chefe da divisão de gestão de benefícios da gerência executiva de contas; Cláudia Pereira, Superintendente do IBAMA/RS; Mateus Leal, Coordenador da SEMA; Vilmar Coelho, presidente da Federação de Pesca do RS; Luis Antônio, representante da prefeitura de Porto Alegre; e Iberê Orsi, subsecretário SDR, entre outros representantes de diversas entidades ligados a pesca. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker