Pular para o conteúdo principal

O Deputado

Adolfo José Brito nasceu em 30 de maio de 1950, na localidade de Posse do Caçador, interior de Sobradinho, hoje pertencente ao município de Segredo. Filho de pequenos produtores rurais, ainda criança passou a residir na sede distrital de Segredo onde seus pais foram trabalhar numa olaria local. Com menos de oito anos de idade, Brito também já começava a trabalhar para ajudar a família. Ao completar 11 anos, seus pais transferiram-se para Sobradinho, na esperança de melhorar a condição de vida. Sua infância foi marcada por muitas dificuldades.

Político por acaso
Brito entrou na política pelas mãos do ex-prefeito de Sobradinho Ovídio Bavaresco, da antiga Arena. Bavaresco, que já havia lhe ajudado na infância, também o colocou na escola, ajudando a custear as despesas. Depois do incentivo inicial, Adolfo Brito passou a pagar seus estudos, trabalhando de dia e estudando à noite.

Em 1978, como forma de gratidão, atendeu convite de Bavaresco e concorreu a vereador. Na época, ficou na 1º suplência da bancada, conquistando 332 votos; perdeu por 12 votos a última cadeira do partido. Mesmo assim, continuou trabalhando e na eleição seguinte se elegeu vereador e mais tarde prefeito de Sobradinho.

 1º mandato como deputado estadual em 1995
Foram mais de 28mil votos nas eleições de 1994. Desde então, ele tem levado centenas de obras para a Região Central do Estado, como asfalto, redes de água, poços artesianos, casas populares, obras de saneamento, recursos para escolas, ginásios esportivos, telefonia rural e celular. Todas as ações se deram graças a um trabalho muito articulado com as várias secretarias de Estado.

Entre as atividades no Parlamento gaúcho, trabalhou muito para que o orçamento do Estado destinasse 10% para área da saúde. Foi ainda autor de emenda aprovada pela Assembléia Legislativa que anistiou 100 mil pequenos agricultores do Rio Grande do Sul do pagamento de empréstimos que haviam contraído em 1997 em função da seca. Desde o início da trajetória parlamentar, a presença nas bases foi um dos diferenciais da atuação de Brito.

 2º mandato marcado pelo empenho no setor produtivo
Eleito na eleição de 1998 com 34 mil votos, Adolfo Brito foi indicado para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa no biênio 1999/2000. Na época, Brito proporcionou uma série de debates com o objetivo de alcançar soluções sobre os principais problemas do setor. Tiveram destaque a discussão sobre os preços da produção primária, entre os quais o leite e o fumo. Naquele biênio, a Comissão de Agricultura contribuiu para a formação de modalidades do Pronaf, estabelecidas pelo então então ministro da Agricultura, Francisco Turra.

Luta pela viabilização de obras asfálticas
No terceiro mandato parlamentar de Brito, conquistado com mais de 50 mil votos em 2002,  a viabilização de rodovias importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul focaram o trabalho do deputado. Entre as áreas de atuação, Brito conseguiu, junto aos governos federal e estadual, recursos para perfuração de poços artesianos, construção de redes d’água, construção, reforma e ampliação de escolas e ginásios esportivos. Outra pauta importante, que recebe sempre atenção do parlamentar, refere-se a garantia de financiamentos aos pequenos produtores rurais, através do Pronaf e Proger.  Além do encaminhamento das questões apresentadas, Brito tem sido o porta-voz das reivindicações de centenas de municípios gaúchos.

Setor primário como uma das prioridades
Em 2006, o deputado Adolfo Brito foi eleito para o 4º mandato parlamentar, com mais de 41 mil votos. Novamente indicado para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o deputado tem se dedicado nesta legislatura a garantir sustentabilidade ao produtores gaúchos. A queda de preços, os juros exorbitantes e o custos cada vez mais elevado dos insumos agrícolas é uma das principais preocupações do parlamentar. O estoque de débitos acumulados pelos agricultores em safras frustradas em anos passados foram um dos principais assuntos tratados durante o ano de 2007. A criação de mecanismos para fortalecer a cadeia produtiva também foi um dos destaques do ano.

5º mandato
Em 2010, Adolfo Brito foi eleito para o 5º mandato como deputado estadual pelo Partido Progressista com 48.422 votos. Se dedicou à defesa da agricultura, educação e infraestrutura. No setor da assistência social, busca solução para as dificuldades das 208 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) no Estado. Foi presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa.

6º mandato
O deputado Adolfo Brito foi eleito, em 2014, para seu 6º mandato, recebendo mais de 44 mil votos. Tem lutado incansavelmente pela melhoria dos serviços básicos no meio rural, como internet e telefonia, e pela qualidade das estradas do Estado. Atualmente, é o Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo na Assembleia Legislativa.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Gramado Xavier convida para 4ª ExpoSerra

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu nesta terça-feira (24) convite para a 4ª ExpoSerra de Gramado Xavier. O convite foi entregue pelo prefeito Airton Berté, o vice-prefeito José Aldair Ferreira Lemos, a chefe de gabinete do prefeito, Aline Berté, e as soberanas da festa, Rainha Daniele Sestari e Princesas Fernanda Nicolodi Brum e Jaqueline dos Santos. O evento ocorre de 04 a 06 de dezembro no Ginásio Giespa e contará com intensa programação de shows, além de feira agrícola, comercial e industrial. Texto e foto Rafaela Redin