Pular para o conteúdo principal

UNISC é homenageada no Grande Expediente

A Universidade de Santa Cruz (UNISC) foi homenageada pela Assembleia Legislativa durante o Grande Expediente desta quinta-feira (20), que teve como proponente o deputado Heitor Schuch (PSB).
Ao dar a informação, o deputado Adolfo Brito, que fez aparte em nome da bancada progressista, disse que a universidade tem papel importante para a integração e união das comunidades regionais. “ Além de educação qualificada, a UNISC tem auxiliado no desenvolvimento dos municípios e regiões onde atua”, disse o parlamentar.

Em sua fala, Brito lembrou que, quando ocupava a chefia do executivo de Sobradinho, teve o privilégio de encaminhar as primeiras tratativas e protocolos à instalação da UNISC, naquela localidade.

Conforme Adolfo Brito, há quase 20 anos em Sobradinho, o campus faz parte da história e da vida dos sobradinhenses. São 350 alunos. Situa-se num terreno de 807 metros quadrados e possui 1.055 metros quadrados de área construída. O prédio abriga três diferentes cursos: Administração, Ciências Contábeis e Direito; bem como biblioteca e dois laboratórios de informática que compõem sua infraestrutura.

A história da UNISC se confunde com a história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, sua mantenedora, fundada em 1962. Na época, a APESC já sonhava com uma universidade, mas percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo.

Em 1980, a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, a FISC, unindo as quatro faculdades por ela mantidas. Com isso, a conquista da universidade parecia mais próxima.

Em 1982, o Campus sede da Unisc começou a ser edificado. O projeto que deu origem à UNISC foi construído, assim, com intensa participação da comunidade acadêmica  e regional em 1993 o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a  denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Hoje, a universidade possui cinco campi (Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho ,Venâncio Aires).

Texto Floriano Becker
Foto Fábio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker