Pular para o conteúdo principal

Agricultora de Ibarama recebe Prêmio Pioneiras da Ecologia da Assembleia Legislativa

Indicada pelo deputado Adolfo Brito, a Senhora Renilde Cembrani Raminelli, de Ibarama, recebeu nesta quarta-feira (06), em solenidade no Salão Júlio de Castilhos, o Prêmio Pioneiras da Ecologia 2017, na categoria “Individual Rural”, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na presença de amigos e familiares, incluindo o esposo Mario Raminelli, com quem mantém e cuida da propriedade de 13,5 hectares, do vice-prefeito de Ibarama, Silvano de Gaspari, bem como deputados estaduais e representantes de diversas entidades.


Conforme Brito, a mão de obra na propriedade é realizada apenas pelo casal, que produz mais de 150 espécies diferentes de comercialização e consumo familiar, como milho crioulo, feijão crioulo, trigo, hortaliças, farinha de milho, mandioca, batata-doce, soja comestível, frutíferas e erva mate. Boa parte da venda da produção é feita pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que fornecem alimentos a escolas municipais e da rede estadual, além de restaurantes e mercados locais, feiras locais e regionais, casa do artesão e à domicílio, através de encomendas.

Segundo a Emater e a Embrapa, a propriedade é um centro de estudos e referência em pesquisa com cultivares crioulas, agroecológicas e artesanato, bem como mantém contato e pesquisas com a UFRGS e UFSM.

“Este é mais um exemplo da dedicação e trabalho de produtores rurais da Região reconhecidos pela Assembleia Legislativa como destaque estadual no ano de 2017, tendo em vista que na segunda-feira (04), a Comissão de Agricultura havia premiado, com o Folha Verde, a Juventude Rural de Arroio do Tigre” declarou o deputado Adolfo Brito. “Isso significa que a nossa Região está inserida com destaque no cenário estadual”, finalizou o presidente da Comissão de Agricultura.


Além da propriedade do casal Renilde Cembrani e Mario Reminelli, que foi agraciada na categoria Individual Rural, também receberam a premiação, de acordo com as categorias:

Individual – Ativismo Político: Anabela Silveira de Oliveira Deble.
Individual – Profissional: Marta Lopes Tocchetto.
Institucional – Organização Socioambiental ou Socio-Econômica: Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA/Pelotas).
Institucional – Geração e Acesso ao Conhecimento: Fundação Universidade de Passo Fundo – Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais – CCTAM/UPF.
Institucional – Cadeia Produtiva: Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul / ARPA – Sul.

Texto e fotos Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker