Pular para o conteúdo principal

Presidente da Comissão de Agricultura trata de assuntos importantes para agricultura do estado em Brasília

Agricultores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram da reunião da Comissão de Agricultura desta quinta-feira (05), quando expuseram a situação dos pequenos produtores de frutas cítricas e produtores agroecológicos dos três estados e defenderam ao presidente Adolfo Brito e demais titulares da Comissão, que seja feita uma revisão da Instrução Normativa nº 37, do Ministério da Agricultura, de modo a desburocratizar a circulação destes produtos.


Os coordenadores da Rede Ecovida de Circulação e Comercialização Gilmar Ostrovski (produtor de Três Arroios, no norte do Rio Grande do Sul), Iran Fogaça de Sousa – Santa Catarina e Nilton Agner Júnior (COAOPA – Cooperativa de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica do Paraná), bem como o vereador de Três Arroios Rafael Ostrovski, já haviam sido recebidos ontem (04) pela presidência da Comissão e, posteriormente, na Secretaria da Agricultura.

Na reunião de hoje, os produtores relataram as dificuldades que estão enfrentando e solicitaram apoio para possíveis alterações na legislação, junto ao Governo Federal, buscando desburocratizar a circulação das mercadorias, situação que será levada pelo deputado Brito ao Ministério da Agricultura na próxima terça-feira (10).

“A posição da Comissão e da Secretaria da Agricultura é no sentido de suspender a normativa do Governo Federal até que se encontre uma alternativa viável aos produtores” disse Adolfo Brito. O parlamentar também aproveitará a audiência no Ministério para tratar sobre a importação do leite em pó do Mercosul, questão que vem sendo debatida no grupo de trabalho da Comissão de Agricultura.

Outro assunto que será levado à Brasília é o programa de melhoria na qualidade de energia no meio rural. O presidente Adolfo Brito confirmou que no próximo dia 10, às 17h30, acontecerá importante reunião de trabalho com a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, quando se buscará mobilizar os deputados federais e senadores do Rio Grande do Sul, para que viabilizem recursos no Orçamento da União para implementação do Programa “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, que visa a melhoria das redes de energia existentes e que também sejam transformadas em bifásicas e trifásicas.


Texto e fotos Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker