Pular para o conteúdo principal

Adolfo Brito participa de audiências nos Ministérios para tratar da importação do leite

Várias lideranças participaram nesta manhã (10) de importante reunião sobre a importação do leite no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços com o secretário de Comércio Exterior Renato Agostinho da Silva. Estiveram o secretário da Agricultura Ernani Polo, o presidente da Comissão de Agricultura Adolfo Brito, o coordenador do grupo de trabalho sobre o leite da Comissão de Agricultura, Zé Nunes, o presidente da Famurs Salmo Dias, o vice-presidente da Fetag Nestor Bonfanti, o presidente do Sindilat Alexandre Guerra, o presidente da Fundesa, Rogério Kerber, o vice-presidente do IGL Mário Nascimento e o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles.


Foi apresentada ao secretário demanda para que o Ministério intervenha na importação de leite do Uruguai com urgência, devendo para tal acionar também o Ministério da Fazenda, por tratar-se de um acordo existente no Mercosul. Na ocasião, foi citado que nos últimos dois anos cerca de 22% de produtores já abandonaram a produção de leite, tendo em vista a grande oscilação do preço.

As lideranças solicitaram também a interferência do Ministério para que a Conab faça aquisição do leite excedente no mercado para distribuição para programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social. “A situação está ocasionando um problema social, pois muitos agricultores estão abandonando a produção de leite. O preço está em cerca de 80 a 90 centavos, o que não cobre o custo de produção. Há produtores em estado de desespero porque não conseguem se manter com o que recebem com a produção”, disse o deputado Brito.

Renato Agostinho afirmou que o ministro Marcos Pereira está a par do problema e possivelmente semana que vem deverá ser definida a situação por parte do Governo Brasileiro, na busca de uma solução de continuidade para o setor.

"Às 14h30 participamos de audiência com a Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura para tratar do mesmo assunto, e, às 16h estaremos com o ministro Osmar Terra, com quem vamos lutar para que a Conab faça aquisição do leite dos produtores para os programas de distribuição, visando estabilizar a comercialização de leite no estado e melhorar o preço ao produtor”, afirmou Adolfo Brito.

Esse mesmo assunto será tratado também com a Bancada Federal, às 17h30, além da busca de apoio para viabilizar o projeto de melhoria na qualidade de energia no meio rural. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker