Pular para o conteúdo principal

Situação difícil do setor leiteiro em debate na Comissão de Agricultura


A grave situação do setor leiteiro do estado foi pauta de discussão acirrada, que durou mais de três horas, nesta manhã (17) na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP).


Ficou definida a criação de um grupo de trabalho, composto pelo vice-presidente Sérgio Turra (PP) e pelos deputados Zé Nunes (PT), Edson Brum (PMDB) e Elton Weber (PSB), cujas diretrizes serão: 1) gestionar junto à Bancada Federal aquisição de leite pela CONAB, com preço mais competitivo ao produtor; 2) articular junto à Fazenda a revogação de decretos e incentivos à importação de leite do Uruguai; 3) negociar com indústrias suspensão de importação por um período; e 4) com a Secretaria da Agricultura e entidades, buscar reestruturar o setor a fim de compatibilizar interesses de produtores e indústrias dentro da atual realidade da situação econômica do estado. Os deputados iniciam articulações imediatamente.

“A situação é difícil, e a intervenção do Parlamento é importantíssima, sob pena de desestabilizar o setor”, disse o presidente Adolfo Brito.

Participaram da discussão o secretário da Agricultura Ernani Polo e representantes das Secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Rural, bem como de entidades como Sindilat, Fetag, Fetraf, Ocergs, Unicafes e Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari. Vários deputados participaram: o presidente e o vice-presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito e Sérgio Turra (PP), Altemir Tortelli, Zé Nunes, Jeferson Fernandes e Luiz Fernando Mainardi (PT), Edson Brum e Vilmar Zanchin (PMDB), Elton Weber (PSB) e João Reinelli (PV), bem como o deputado federal Dionilso Marcon (PT).


Texto e fotos Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker