Pular para o conteúdo principal

Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas contempla Rio Pardo, Centro Serra e Serra do Botucaraí

O deputado Adolfo Brito foi convidado para participar, nesta quinta-feira (13), da solenidade de lançamento do Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e da abertura do Seminário “O Potencial das Pequenas Centrais Hidrelétricas na Matriz Energética do RS”. Com potencial de investimentos de R$ 3 bilhões, o programa viabilizará a criação de 12 mil postos de trabalho e geração de 480 megawatts de energia elétrica. Serão atendidas 1,4 milhão de residências.


Seminário “Energia - A Qualidade Que o Brasil Precisa”
Conforme Brito, o assunto foi uma das pautas discutidas pela Comissão de Agricultura, Pecuária, durante o Seminário “Energia - A Qualidade Que o Brasil Precisa”, em julho de 2015, assim como em outras audiências públicas e encontros promovidos pelo órgão técnico e consultivo.

Adolfo Brito informa que o evento desta quinta-feira acontecerá no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, será presidido pelo Governador José Ivo Sartori e pelo Secretário de Estado de Minas e Energia, Arthur Lemos, quando serão divulgados 86 pedidos de PCHs já apresentados e que de acordo com o mapa estratégico, elaborado após uma série de levantamentos técnicos, foram considerados viáveis em termos econômicos e de geração de energia.

Adianta o parlamentar que, dentre os contemplados, estão as hidrelétricas da bacia do Rio Pardo: PCH Barra de Ferro, nos municípios de Linha Barra de Ferro, Gramado Xavier e Lagoão; PCH Lagoão, entre a Fazenda V.J. Rauber, Sinimbu e Lagoão; PCH Passo da Grama, em Passo da Linha da Grama, Sinimbu e Lagoão; PCH Linha Carvalho, nos municípios de Sinimbu, Herveiras e Passa Sete; e PCH Foz do Biriba, entre Linha Biriba, Herveiras, Vale do Sol e Passa Sete. Além destas, também estão contempladas as PCHs Pedras Brancas, em Fontoura Xavier; Jornalista Maria Helena, em Salto do Jacuí; Bios I, em Barros Cassal; e Ernestina, em Tio Hugo.

O deputado Adolfo Brito comemorou que estas PCHs, dentre diversas outras também importantes, estejam incluídas entre os empreendimentos viáveis, pois as comunidades envolvidas, sejam através das autoridades, lideranças e as respectivas populações, há muito esperam por esses empreendimentos, que se realmente saírem do papel, além de criarem empregos, gerarão energia e divisas para os municípios.

Texto Taís Castro
Foto Cristiano Guerra/Arquivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Gramado Xavier convida para 4ª ExpoSerra

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu nesta terça-feira (24) convite para a 4ª ExpoSerra de Gramado Xavier. O convite foi entregue pelo prefeito Airton Berté, o vice-prefeito José Aldair Ferreira Lemos, a chefe de gabinete do prefeito, Aline Berté, e as soberanas da festa, Rainha Daniele Sestari e Princesas Fernanda Nicolodi Brum e Jaqueline dos Santos. O evento ocorre de 04 a 06 de dezembro no Ginásio Giespa e contará com intensa programação de shows, além de feira agrícola, comercial e industrial. Texto e foto Rafaela Redin