Pular para o conteúdo principal

TRE vai trabalhar para manter todas as zonas eleitorais

O deputado Adolfo Brito participou, nesta tarde (30), de audiência de prefeitos, vereadores e lideranças de municípios do Centro-Serra com o presidente do TRE, o desembargador Carlos Cini Marchionatti, onde foi tratada a questão da possibilidade de extinção de cartórios eleitorais de Sobradinho e Candelária.


O deputado Brito, juntamente com lideranças do municípios de Sobradinho, Candelária, Passa Sete, Ibarama, Segredo, Lagoão e Lagoa Bonita do Sul, demonstrou sua preocupação caso ocorra o fechamento dos cartórios dos dois municípios, assim como de outras localidades do Rio Grande do Sul. “Esta mudança, que está sendo pretendida pelo Tribunal Superior Eleitoral, iria causar enormes transtornos aos eleitores, que terão que se deslocar para outras localidades, com perda de tempo e custos para ter o atendimento relacionado aos serviços prestados pelos cartórios eleitorais”, justificou o parlamentar, que informou ao Desembargador Marchionatti que, além de enviar documento ao Tribunal Regional Eleitoral, também enviou solicitações ao TSE e à Bancada de Senadores e Deputados Federais, dando conta dos prejuízos que a extinção dos referidos cartórios traria, principalmente à população de baixa renda.

Marchionatti afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral está determinado a não aceitar a extinção de nenhum Cartório. “Esta é uma luta de todos nós, por isso estamos trabalhando para que sejam mantidas todas as unidades, que prestam serviços de excelência, como é do caso de Sobradinho, e são de grande relevância para todo o processo eleitoral”, disse o presidente. Ele ainda explicou que “as mobilizações que estão sendo feitas pelas comunidades gaúchas, como é caso de Sobradinho e Candelária, juntamente com suas lideranças, têm sido determinantes para que o TSE já esteja realizando uma revisão dos critérios da medida tomada inicialmente”. No entanto, o Presidente do TRE disse que é necessário manter os esforços e todos mobilizados para que, se for necessário, seja realizada nova reunião para que se discuta novamente o assunto com as autoridades interessadas, em Brasília.

Estiveram presentes, além do deputado Adolfo Brito, os prefeitos de Sobradinho, Luiz Affonso Trevisan, de Candelária, Paulo Butzge, de Passa Sete, Bertino Rech, de Ibarama, Andre da Cas, de Lagoão, Cirano de Camargo, de Segredo, José Valdir Rodrigues e de Lagoa Bonita do Sul, Gilnei Luchese, que também é o presidente de Presidente da Associação dos Municípios do Centro Serra. Também participaram Presidentes das Câmaras e vereadores das localidades envolvidas, a Juíza da Comarca e da 53ª Zona Eleitoral, Dra. Vanessa Lilian da Luz, a Chefe do Cartório Eleitoral, Maria Ignez Isolani, o Dr. Vilson Roberto Pohlmann da OAB, Vanoir Köehler, Presidente do Consórcio, além de representantes do Fóruns e dos Cartórios de Sobradinho e Candelária. Assessores dos deputados Edson Brum, Gilmar Sossella e Marcelo Moraes, participaram, da mesma forma, do encontro.



Texto e foto Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho