Pular para o conteúdo principal

Com manutenção do ICMS de 6% na saída de suínos, Audiência Pública da Comissão de Agricultura é cancelada

O deputado Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, confirmou nesta quarta-feira (29), que o Governo do Estado protocolou hoje, no Parlamento Gaúcho, o Projeto Lei 42/2017, que prevê a manutenção da alíquota do ICMS de 6% para a saída interestadual de suínos vivos do Rio Grande do Sul.


Conforme Brito, a medida contempla solicitação feita durante audiência com o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, no último dia 16 de março, que contou, além da sua presença, do Vice-Presidente da Comissão, deputado Sérgio Turra, e o assessor do deputado Elton Weber, Alexandre Scheifler.
A redução da alíquota de 12% para 6% era prorrogada, de forma sistemática, de 2009, por meio de decreto, informa o Presidente da Comissão.
Adolfo Brito relata, ainda, que a cadeia produtiva de suínos no Rio Grande do Sul possui em torno de 8 mil produtores, que abatem aproximadamente 9 milhões de animais por ano, sendo o segundo maior estado produtor, depois de Santa Catarina, e o quarto maior exportador.
Em contato com os Secretários da Agricultura, Ernani Polo, e da Casa Civil, Márcio Biolchi, o deputado Brito agradeceu pela decisão do executivo Estadual, que vai auxiliar no incremento e crescimento da produção de suínos. “Todos da cadeia produtiva ganham com isso, principalmente o produtor, que poderá aumentar a renda da sua propriedade”, disse o parlamentar.
Ao finalizar, Adolfo Brito confirmou que, em razão do protocolo do Projeto de Lei 42/2017 e atendendo pedido dos deputados proponentes, assim como da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul - FETAG-RS e a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, a audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, prevista para esta quinta-feira (29), às 10 horas, foi cancelada. “Não há necessidade de manter o encontro, pois o Governo atendeu aos anseios da cadeia de suínos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker