Pular para o conteúdo principal

Definição sobre 400 e 481 deve ocorrer nas próximas horas



O Secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, atendendo convite da Comissão de Assuntos Municipais, esteve na manhã desta terça-feira (01) na Assembleia Legislativa, para detalhar as ações e dificuldades com relação às precárias condições das estradas do Rio Grande do Sul. As informações são do deputado Adolfo Brito (PP), um dos proponentes da presença do secretário.

O titular da pasta declarou que existem várias obras em andamento, especialmente no que se refere à recuperação de rodovias. Informou das dificuldades diante da burocracia e falta de recursos.

Disse também que, em relação aos acessos asfálticos, o Estado está com projeto definindo recursos através do BNDES para atender 34 municípios. Para os outros 47, ainda não existe fonte definida, mas que podem ser beneficiados com a renegociação da dívida do Estado com a União e busca de empréstimos para este fim.

Pedro Westphalen respondeu a inúmeras perguntas dos deputados sobre obras em todas as regiões. No que tange o trecho Barros Cassal-Soledade, em péssimas condições, uma empresa questionou judicialmente a licitação e o Estado está tentando derrubar a liminar para autorizar a empresa Giovanella a assumir a obra. De outra parte, o trecho Espumoso-Soledade, momentaneamente, recebeu uma operação tapa-buracos.

O deputado Brito questionou o secretário, bem como o diretor-geral do DAER, Ricardo Nuñez, e o diretor de Obras, Paulo Rosa, sobre as rodovias ERS-400 e RSC-481, cujo processo de rescisão com a empresa Arcol e a chamada da segunda colocada na licitação, empresa Giovanella, ainda está pendente. Westphalen e os diretores responderam que houve questionamentos em relação a rescisão e as justificativas finais estão sendo analisadas para que a Giovanella possa assumir os trechos.

Tanto o secretário quanto o DAER adiantaram ao parlamentar que a decisão sobre a chamada da Giovanella deve ocorrer nas próximas horas.

Foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker