Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DE AGRICULTURA TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PELOS 20 ANOS DO PRONAF



A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha reuniu-se na manhã desta quinta-feira (03). O deputado estadual Adolfo Brito, presidente do órgão técnico, informou que, durante a reunião ordinária foi aprovada, por unanimidade, a realização de uma Audiência Pública, que poderá acontecer ainda no mês de março, comemorativa aos 20 Anos do Pronaf.

Conforme Brito, para o encontro, proposto pelo deputado Altemir Tortelli, será convidado o ex-Ministro da Agricultura, Francisco Turra, que durante o primeiro mandato do Governo FHC, instituiu aquele importante Programa de Apoio à Agricultura Familiar. Adolfo Brito lembrou, ainda, que naquela ocasião, como presidente da CAPC e com o apoio dos parlamentares que atuavam no órgão técnico, foram apresentadas uma série de sugestões que auxiliaram na configuração do Programa, entre as quais, de que as Cooperativas de Crédito, assim como os bancos, também fossem credenciados e pudessem repassar os financiamentos aos pequenos produtores.

Foi deliberado, também, que além do ex-Ministro Turra, serão convidados todos os Ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, os Secretários de Estado que atuarem e tiveram passagem, nesses 20 anos, por aquelas áreas, assim como os atuais titulares daquelas Pastas, para que debatam alternativas de aperfeiçoamento do Pronaf e seu planejamento para os próximos anos.

Ainda durante os trabalhos da Comissão de Agricultura desta quinta-feira, ficou definido que no próximo dia 17 de março o Secretário de Estado da Agricultura, Ernani Polo, e o Superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Luciano Maroneze, participarão da reunião ordinária para explanarem as medidas implementadas até o momento para o combate à doença do Mormo.

Ao finalizar, o Presidente Adolfo Brito, lembrou que a Comissão de Agricultura realizará Audiência Pública nesta sexta-feira (04), a partir de 15 horas e 30 minutos, em Caxias do Sul, durante a Festa Nacional da Uva, quando serão debatidos assuntos relacionados à Vitivinicultura e Sucessão Familiar. Já na próxima segunda-feira (07), haverá Audiência Pública em Palmares do Sul, com início às 14 horas, quando os debates serão sobre Zoneamento Ecológico.


Foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker