Pular para o conteúdo principal

Comissão de Agricultura da ALRS propõe aumento de validade da vacina contra o mormo



Na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, vários assuntos de importância ao setor primário foram tratados na manhã desta quinta-feira (25). Com destaque para tratativas em relação a audiências e reuniões no interior, cujo objeto será a busca de alongamento de prazos de validade da vacina contra o mormo, atualmente, de apenas 60 dias.

Conforme o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, a ideia proposta pelo deputado Frederico Antunes é de que a vacina seja feita de seis em seis meses, a fim de viabilizar atividades importantes para pequenos criadores de equinos.

A primeira audiência deverá ser com o próprio secretário da Agricultura, Ernani Polo, já na semana que vem, para que se trace uma ação conjunta a ser defendida no Ministério da Agricultura. Posteriormente, reuniões serão realizadas em locais com faculdades de Veterinária, incluindo Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre. “O objetivo é fortalecer a posição do setor junto ao governo federal”, apontou Brito.

Parlamentares aprovam outras seis audiências

Foram aprovadas também audiências públicas propostas pelo presidente Adolfo Brito, para discussão do ProAgro-Mais aos produtores de cebola de São José do Norte e Região Sul do Estado, ainda sem data definida, e para tratar do tema da Agricultura Familiar em Arroio Grande, no dia 20 de maio, data de aniversário do Sindicato de Trabalhadores Rurais daquele município.

Proposição do deputado Gabriel Souza, também foi aprovada discussão do Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Médio, bem como audiência do deputado Vinícius Ribeiro, sobre a Vitivinicultura e Sucessão Familiar, no dia 04 de março, durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul, e do deputado Aloísio Classmann, requerimentos para debater a Suinocultura e o Meio Ambiente durante a 21ª Festa Nacional da Soja, em Santa Rosa, e os Produtores de Leite e o Setor Lácteo, no decorrer da 4ª Expoterneira, em Três de Maio.


Texto e foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker