Pular para o conteúdo principal

GT do Dourado e do Surubim encerra atividades de 2015


O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), encerrou na quinta-feira (03) as atividades do Grupo de Trabalho sobre a Proibição da Pesca do Dourado e do Surubim deste ano. Conforme Brito, as atividades deverão ser retomadas em fevereiro de 2016.

Coordenado pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), o grupo seguirá buscando alternativas para atender as questões ambientais, bem como os interesses dos pescadores, que estão perdendo renda considerável pela vedação definida em Decreto Estadual.

De outra parte, deverá ser criado um grupo específico apenas para tratar do Dourado e Surubim, espécies presentes no Rio Uruguai (competência estadual), já que também vinha sendo tratado o caso de espécies marinhas, como o bagre, cuja jurisdição é federal.

No último dia 25 de novembro, membros do grupo participaram de audiência pública na 9ª Vara da Justiça, onde tramita ação que trata da proibição de algumas espécies de peixes de água doce e salgada. Na oportunidade, ficou definido que a partir do ano que vem a Secretaria do Desenvolvimento Rural, através do Departamento de Pesca e Aquicultura, deverá realizar um amplo levantamento de peixes junto às Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar na indicação de quais espécies podem ser pescadas.

Texto e foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc