Pular para o conteúdo principal

Comissão de Agricultura: PL do Leite pauta reunião com secretário da Agricultura


A preocupação de parlamentares, membros da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, e de representantes do setor leiteiro quanto ao regime de urgência para a votação do PL 414/2015, pautaram reunião informal com o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, na tarde desta segunda-feira (14), na sede do Parlamento.

Conforme o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito (PP), o PL que institui o Programa de Qualidade na Produção, Transporte e Comercialização de Leite no Estado poderá ser votado em Plenário amanhã. Desta forma, o objetivo do encontro foi o de esclarecer as propostas do governo estadual e de sugerir alterações ao projeto.

As principais sugestões contemplam o rastreamento do leite, desde a produção até a indústria (como o georreferenciamento); a discussão do conceito de fraude; a possibilidade de o transportador comprar e vender o leite (já disposto no PL); e a advertência, caso o fraudador seja réu primário. No entanto, as propostas só poderão ser discutidas através de emendas apresentadas durante a apreciação da matéria, em plenário, antes da votação.

Para o secretário Ernani, é reconhecida a lacuna legislativa quanto ao controle e fiscalização do leite, e portanto, o projeto, que foi construído em conjunto com técnicos e instituições contempla uma proposta mais ampla, que não precise de novas reformulações, e que não prejudique os produtores, que sempre são os mais atingidos. “Tomamos cuidado para fazer uma lei praticável, que possa ser cumprida e implementada sem problemas”, disse.

A reunião foi comandada pelo vice-presidente da Comissão de Agricultura, deputado Sérgio Turra (PP), e contou com a presença dos deputados Zilá Breitenbach (PSDB); Gabriel Souza (PMDB); Vilmar Zanchin (PMDB); Elton Weber (PSB); Altemir Tortelli (PT); e Jeferson Fernandes (PT). Participaram ainda representantes de entidades como o Ministério Público (MP); Instituto Gaúcho do Leite (IGL); Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL); Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (APIL); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (FETAG); Federação da Agricultura do RS (FARSUL); entre outras.

Texto e foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker