Pular para o conteúdo principal

ABANDONO DE RODOVIAS PODERÁ SER DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO E TRIBUNAL DE CONTAS

Brito protocolou documento junto ao DAER
O total abandono da ERS-400 (Passa Sete-Sobradinho) e da RSC- 481(Cerro Branco-Novo Cabrais), além do descaso com a comunidade regional, poderá ser objeto de denúncia formal contra o DAER. O deputado Adolfo Brito (PP) oficiou, nesta quinta-feira (03), em documento protocolado junto ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DAER), que vai esperar somente até a próxima sexta-feira, dia 11 de dezembro, o possível anúncio de início da recuperação nos trechos licitados e contratados, ainda em 2013. Até hoje, as obras não saíram do papel.  

Brito ressalta que em alguns locais já não há condições de trafegabilidade.  O deputado alega que há recursos disponíveis, fruto de empréstimos feitos pelo Estado, carimbados para realizar as obras, e o DAER está totalmente inerte, quando teria que tomar as providências para obrigar a empresa vencedora da licitação – a Arcol – a tocar os serviços ou chamar a segunda colocada, no caso, a Giovanella, pois a população e a região toda estão sendo prejudicadas pela inoperância do Estado.

Conforme Adolfo Brito, a autoridades e lideranças da região já fizeram inúmeras reuniões e audiências solicitando providências, com promessas sistemáticas de solução e até agora nada de positivo aconteceu. “Precisamos saber o que está acontecendo, pois não é possível conviver com a burocracia e o descaso que está ocorrendo em relação a uma região de muita produção e crescimento, onde empresas de transportes não querem mais aceitar encomendas devido a situação das rodovias”, disse.

“Transportadores de soja, de leite, de hortifrutigranjeiros e de combustíveis manifestam desinteresse em fretes para a região. E é preciso considerar que estamos iniciando a safra de fumo e soja e que terá um grande fluxo de veículos”, complementou.

Buracos tomam conta de trecho entre Sobradinho e Passa Sete
Brito salienta ainda que, como parlamentar, representante de milhares de pessoas, não pode admitir que para vir à sua região de origem tenha que chegar a Sobradinho usando um atalho pela estrada de chão de aproximadamente dois quilômetros, possível apenas para veículos leves, enquanto o Estado, segundo informações, está com dinheiro em caixa e não realiza o serviço por incompetência administrativa. “É preciso apurar responsabilidades!”, afirmou Adolfo Brito.

O assunto foi objeto de audiência reservada com o Secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o parlamentar, nesta quinta-feira, data de aniversário do município de Sobradinho. Ao sair do encontro, Brito reiterou que aguardará até a próxima sexta-feira (11) para o anúncio do início de obras, caso contrário, vai acionar o Ministério Público de Contas, solicitando auditoria extraordinária “para saber o que está acontecendo e apurar responsabilidades”, finalizou.

Foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker