Pular para o conteúdo principal

Associações hídricas de Venâncio Aires reivindicam diminuição do ICMS para energia elétrica


Cerca de 50 representantes das mais de 60 associações hídricas do interior de Venâncio Aires reivindicaram na noite desta quarta-feira (11) soluções contra o aumento da alíquota do ICMS cobrado pelo uso da energia elétrica, de 12% para 25%. As solicitações, bem como dossiê de atividades e registros de associados foram entregues ao presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), que aguarda o restante da documentação para dar encaminhamento.

Conforme Brito, o alto valor dos tributos tem pesado no bolso dos produtores rurais. Conduzindo o encontro na sede do Sindicato Rural de Venâncio Aires, o secretário municipal da Agricultura, Hélio Lawall, apresentou dados, como da associação de Picada Nova, onde a conta para os moradores subiu de R$ 876,56, em abril, para R$ 2.357,81, em setembro, valor que tende a subir ainda mais após a virada do ano.

“Com certeza, associações rurais de outros municípios também passaram a ser impactadas com alíquotas maiores, porém ainda não perceberam este aumento. Portanto, o assunto ainda deve ganhar repercussão em outros pontos do Estado”, disse o presidente da Comissão de Agricultura, que, primeiramente, buscará sensibilizar a Secretaria Estadual da Fazenda. Caso não obtenha sucesso junto ao executivo gaúcho, Brito não descarta o ingresso de ação no Ministério Público do RS.

Estiveram presentes também o presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen; a assessora jurídica, Isabel Oestreich; o secretário Geral de Governo, Thiago Quintana; os vereadores Cleiva Heck, Gerson Ruppenthal e Telmo Kirst, de Venâncio Aires; o suplente de vereador Edemir Freda; e o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cláudio Fengler.



Texto Rafaela Redin
Foto Fabio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc