Pular para o conteúdo principal

Alíquota do ICMS para energia elétrica reúne associações hídricas do Centro do RS


Municípios da Região Central do Estado estiveram reunidos com o deputado Adolfo Brito (PP), na tarde desta sexta-feira (20), na sede do Sindicato Rural de Candelária, para tratar do aumento da alíquota do ICMS cobrada das Associações Hídricas locais pelo uso da energia elétrica. As entidades buscam a diminuição de 25% para 12%, porcentagem que valia até o começo do ano, e que aumentará para 30% a partir de 2016. 

Conforme Brito, que preside a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, os dados serão agrupados em um dossiê contendo solicitações de vários municípios com o mesmo problema, a fim de encaminhar à Secretaria Estadual da Fazenda. Caso não obtenha sucesso junto ao executivo gaúcho, o caso deverá ser levado ao Ministério Público do RS.

Segundo o parlamentar, o assunto teve início através de solicitação das Associações Hídricas de Venâncio Aires e foi tema de reunião na sede do Sindicato Rural no dia 11 de novembro. O encontro contou com a presença de cerca de 50 representantes das mais de 60 associações hídricas do interior do município.

Estiveram presentes na reunião de hoje o presidente do Sindicato Rural de Candelária, Mauro Flores; o vice-presidente do Sindicato, José Daltro Emmel; o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Adilo Schuck; os vereadores Marco Antonio Larger, Celso Gehres e Rui Porto; a química da Secretaria Municipal de Saúde, Olívia Corte; o vereador Lauro Marquet, de Restinga Seca; a vereadora Angélica de Franceschi, de Novo Cabrais; além de presidentes e representantes de associações hídricas.


Texto Rafaela Redin
Foto Fabio Dallmann (baixa resolução)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc