Pular para o conteúdo principal

Lei de Sanidade Animal precisa obedecer ao bom senso, diz Brito

A Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais, continua negociando com o governo do Estado para alterar o decreto sobre  medidas de defesa sanitária animal. Segundo o deputado Adolfo Brito, hoje foi entregue ao governador do Estado, a lista de sugestões para modificações no decreto.

Segundo o parlamentar progressista, as tratativas estão sendo satisfatórias e vindo ao encontro dos anseios das entidades envolvidas na questão, principalmente os criadores e proprietários de animais.

Até agora, conforme Brito, o governo já revogou o decreto 50.072/2013, conhecido como o Decreto da Anemia Infecciosa Equina (AIE), e também encaminhou à Secretaria da Agricultura solicitação para que sejam analisadas as sugestões enviadas pela comissão, para posterior regulamentação da lei.

Dentre as 12 solicitações, Adolfo Brito destaca que já foi obtido a flexibilização do decreto com a suspensão do pagamento de multas, ocasionadas em razão do prazo de validade das Guias de Transporte de Animais (GTA), até 31 de dezembro, conforme o decreto 50.392/2013.

Brito disse, ainda, que o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, sinaliza posição favorável à emissão eletrônica das GTA, e, também em analisar  a mudança no prazo de notificação de 30 dias para 48h em relação a leilões, rodeios, feiras, eventos não oficiais, e de pequeno porte, agilizando o processo. 

Para o deputado progressista, “apesar dos avanços, existe um caminho a ser percorrido, até uma solução definitiva da questão. Para isso, é preciso continuar trabalhando para uma legislação adequada ao bom senso”, finalizou.

Texto Floriano Becker
Foto Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker