Pular para o conteúdo principal

Lideranças políticas e comunitárias se mobilizam pelo asfaltamento das ERS 410 E 403


O deputado Adolfo Brito (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, pela vigésima vez, na última terça-feira, 07, somente para tratar de questões relacionadas à infraestrutura, insistindo para que o governo agilizasse as obras em todo o Estado. Também aproveitou o espaço, para mobilizar os demais colegas, para que participassem do Movimento Pró-pavimentação asfáltica da ERS 410,que aconteceu na localidade de Pinheiro, interior de Candelária.

Neste sentido, o deputado Adolfo Brito (PP) fez vários contatos, durante a semana, para auxiliar na mobilização para o evento, que objetivava, pressionar o governo do Estado, à retomada das obras daquela via, no trajeto Candelária, Pinheiro - Capão do Valo, seguindo à localidade de Bexiga, onde fará o entroncamento com a ERS 403, que interliga os municípios de Rio Pardo e Cachoeira do Sul.

O deputado progressista, que compareceu à manifestação, em seu pronunciamento, salientou a relevância do movimento, onde os produtores e lideranças presentes mostraram sua insatisfação com a demora na realização das obras na 410 e também na 403.

Adolfo Brito afirmou que o tema é recorrente e o Executivo Estadual precisa fazer algo, pois “nunca na história do Rio Grande do Sul”, um governo obteve tantos recursos para alavancar o asfaltamento de rodovias, só que até o momento pouco aconteceu. “Auxiliamos o Executivo Estadual a buscar R$ 2,3 bilhões para investimentos junto ao BID e BNDES, sem contar com o aporte provindo de encontro de contas entre a CEEE e o Governo Federal”, disse.

Brito enfatizou que, no caso da 410, o problema se arrasta há mais de 15 anos. “Cabe salientar que, em torno de dois milhões e quinhentos mil sacos de cereais, 400 mil quilos de carne e um milhão de litros de leite passam pela rodovia, gerando riqueza, para aquele município e para o Estado”, salientou. Segundo ele, “devemos continuar a mobilização”.

Um representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) esteve na mobilização e disse que será feita uma nova licitação para contratação de empresa que vai terminar o asfaltamento da ERS 403. Atílio Puntel pediu que se mantenha a pressão pela ERS 410 para que seja incluído no próximo orçamento o asfaltamento de oito quilômetros do trecho.

Além de Brito, estiveram presentes o deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), os deputados estaduais Gilmar Sossella e Marcelo Moraes, do PTB; o prefeito de Candelária, Paulo Butzge; vereadores e lideranças dos três municípios.

Texto Floriano Becker
Foto Fábio Dallmann
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc