Pular para o conteúdo principal

Brito denuncia ameaças a produtores de Salto do Jacuí


O deputado Adolfo Brito (PP) e o prefeito do município de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva, estiveram agora à tarde (13) em audiência com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.

Brito e Altenir foram apresentar a situação dos produtores rurais  e índios caingangues da região de Colônia Júlio Borges, que tiveram área ocupada de propriedade do Estado, por parte dos índios caingangues de outra região. O objetivo do encontro foi pedir a atenção e apoio da secretaria, visando buscar uma solução para o problema, seja através da esfera estadual ou federal.

Conforme o parlamentar, hoje, tem 36 famílias devidamente cadastradas e com atendimento da Funai, além de outras 24, na colônia. A preocupação do prefeito de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva, é de que, seis famílias já chegaram à area e há a ameaça de que outras cheguem ao local de 422 hectares, vindas de Tenente Portela e Guarita, caracterizando uma invasão.

O secretário Ivar Pavan disse que, ainda neste mês de maio, será feita uma reunião em Salto do Jacuí, reunindo secretaria, Incra, Funai e comunidade para definir qual o papel de cada um na questão. “ A primeira vista, disse Pavan, será necessário um cadastramento geral das famílias que estão na colônia”.

Também participaram do encontro, o vice-presidente da Câmara de Vereadores do Salto do Jacuí, Jairo Salgado da Costa; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Gregório; o secretário adjunto da SDR, Ronaldo Franco de Oliveira, dos diretores da Área de Reforma Agrária, Jaime de Martini, e do departamento de Pesca, Valdomiro Bosa.

Texto Floriano Becker
Foto Fábio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho