Audiência do Deputado Brito na ALL: Liberação para construção de via de acesso alternativa, vai depender da agilização de documentos
O deputado Adolfo Brito (PP) esteve na tarde desta terça-feira (30), em Curitiba, onde, no setor de Patrimônio da ALL (América Latina Logística ), foi tratar sobre a possibilidade de aproveitamento da faixa de domínio, pertencente a empresa, com vistas a construção de um desvio rodoviário de 700 metros, junto à BR 116, em via paralela, ao lado dos trilhos de trem, no município de Sapucaia do Sul.
Na oportunidade, o deputado Adolfo Brito foi recebido pela diretora de Patrimônio, Giana Custódio. Brito explicou da necessidade e importância da obra para os 18 mil moradores de seis bairros da zona oeste daquela cidade, que precisam ir até São Leopoldo, aumentando em 7km o percurso para chegar às suas residências.
O parlamentar explicou, também, que as 120 linhas de ônibus que fazem aquele trajeto estão levando 50 minutos a mais, em razão da construção do novo viaduto, o que justifica a construção da via alternativa, temporariamente. O desvio facilitará, da mesma forma, o acesso às empresas instaladas às margens da via.
Conforme a dirigente da ALL, agora é necessário que o DNIT encaminhe à América Latina Logística, projeto técnico, mapeando a área, indicando informações sobre o acesso e apresentando questões relacionadas às medidas de segurança, responsabilidade da obra e o prazo para a devolução da faixa de domínio.
Giana Custódio confirmou ao deputado Adolfo Brito que, de posse dos documentos, a diretoria irá se reunir para definir se vai liberar ou não a construção do desvio.
Brito considera que, se o DNIT e a prefeitura apresentarem toda a documentação exigida, o mais rápido possível, a ALL poderá atender o pedido que foi apresentado durante reunião com a Superintendência Regional do órgão, em Porto Alegre, na semana passada. Naquele encontro estiveram presentes o vereador Volmir Rodrigues, representando a comunidade de Sapucaia do Sul, juntamente com lideranças do município.
Os custos da construção do referido desvio, serão por conta da parceria entre a Prefeitura e o DNIT, sem causar custos quaisquer à ALL.
Texto Floriano Becker
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