Pular para o conteúdo principal

Crédito Fundiário será tema de debate na Comissão de Agricultura


Será realizada, nesta quinta-feira (09), audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para tratar sobre o teto de financiamento e dos recursos necessários para atender maior número de famílias pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário – PNCF. A reunião foi proposta pelo deputado Pedro Pereira (PSDB) e aprovada por unanimidade em reunião da Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP).


Nesta quarta-feira (08), o deputado Pedro Pereira esteve com o presidente da Comissão onde trataram sobre o encaminhamento da audiência pública desta quinta-feira. Na oportunidade, estarão presentes agricultores da região de Canguçu, onde já foi realizada uma reunião em setembro sobre o assunto e há uma enorme demanda de produtores que buscam o crédito fundiário.

O principal encaminhamento da audiência, que será discutido amanhã, é a solicitação de aumento do crédito para aquisição de terra aos pequenos produtores, com possibilidade de financiamento passando de 80 mil para 140 mil, com juros de 2,5% ao ano e três anos de carência. Atualmente, não estão sendo liberados recursos do Crédito Fundiário, e se pretende reativar a liberação destes recursos.

Está confirmada a presença da subsecretária de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário e coordenadora do Programa Nacional de Crédito Fundiário, Raquel Santori e o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Sul, Marcio de Andrade Madalena, que também esteve na audiência de Canguçu, além de outras autoridades.

“Temos recebido demandas de várias outras regiões do estado, especialmente de filhos de agricultores que aguardam reabertura destes financiamentos para aquisição de pequenas áreas rurais”, disse o presidente Adolfo Brito.

Texto e foto Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc