Pular para o conteúdo principal

Comissão de Agricultura sugere aumento do Crédito Fundiário de 80 para 140 mil


“Audiência na Comissão de Agricultura para tratar sobre o Crédito Fundiário foi extensa, mas propiciou muitas informações”, disse o deputado Adolfo Brito, que presidiu os trabalhos nesta quinta-feira (09). E destacou “é mentira o que alegavam sobre a inadimplência estar dificultando novas liberações”.


Segundo informações da subsecretária de Reordenamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e coordenadora do Programa Nacional de Crédito Fundiário, os recursos estão escassos, mas a partir de 2018 voltarão a atender boa parte da demanda existente hoje no estado do Rio Grande do Sul.

Ficou definido na Comissão que será solicitada a liberação de recursos, para o orçamento do ano que vem, a partir do valor de 140 mil, ao invés dos 80 mil permitidos atualmente, para os interessado nas aquisição de terras pelo Credito Fundiário. Os juros, confirmados pela coordenadora do Programa, serão de 2,5% ao ano, e ampliado o prazo de 20 para 25 anos de pagamento, com 3 anos de carência. No Rio Grande do Sul, os encaminhamentos para o Crédito são realizados pelas Federações de Produtores com participação da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil e da Superintendência do Ministério da Agricultura.

Vários deputados participaram da reunião, e o deputado Pedro Pereira (PSDB), da região de Canguçu, ficou responsável por acompanhar, junto ao Governo Federal e à Bancada Gaúcha, a alocação de mais recursos para aumentar a quantidade de produtores que poderão ser beneficiados.

O presidente Brito acredita que “o fluxo maior de interessados deve ocorrer a partir do ano que vem, pois aumentando o teto para 140 mil, certamente teremos bem mais interessados”.

Texto e fotos Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker