Pular para o conteúdo principal

Aneel apresenta difícil situação financeira da CEEE

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (30), reunião de apresentação da situação da CEEE, sob a ótica da Aneel, pelo diretor da Agência Reguladora, André Pepitone da Nóbrega, no BRDE, com a presença do secretário de Minas e Energia, Artur Lemos, do chefe da Casa Civil, Fábio Branco e do diretor-presidente da Companhia, Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado, bem como deputados estaduais e federais, além de dirigentes de entidades e imprensa.


Segundo informações do presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito, o diretor da Agência afirmou que a CEEE não vem cumprindo com a contratualização de metas, indicadores e ações, cujos termos foram assinados em 2015, sendo atualmente a sexta pior companhia de distribuição de energia do país, em termos de avaliação.

O presidente da Companhia e os representantes do Estado, Artur Lemos e Fábio Branco, colocaram também as dificuldades financeiras enfrentadas, bem como demonstraram o esforço da direção da distribuidora de energia e do Governo do Estado para melhorar a situação e os índices, visando aproximar-se das exigências da Aneel. “No entanto, tudo que fizemos foi insuficiente ainda para alcançar o que foi pactuado na contratualização”, disse Artur Lemos.

Branco afirmou que o Governo, como maior acionista, já aportou 1,2 bilhão de reais na Companhia e o problema não foi resolvido, e, segundo o chefe da Casa Civil, o Estado não possui mais recursos suficientes para resolver a situação. O deputado federal Pompeo de Mattos sugeriu a venda de ativos da Companhia, conforme indica o PL 260/2016 do deputado estadual Ciro Simoni, o que, por sua vez, foi refutado pelo chefe da Casa Civil como uma medida paliativa, que não resolveria a situação estrutural da empresa a longo prazo.

O deputado Adolfo Brito esteve representado na reunião pelo assessor da Comissão de Agricultura, Arlindo Emmel Neto.

Texto Taís Castro
Foto Arlindo Emmel Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Invasão de javalis em Santana do Livramento motiva sugestão de audiência

A presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, Tatiane Marfetan Jardim, esteve em reunião na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (15). Na ocasião, solicitou a realização de audiência pública a fim de debater a proliferação de javalis, raça que vem dizimando a produção animal e vegetal da região. A data e o local serão acertados posteriormente, informou a vereadora. Representado pelo coordenador da Comissão, Arlindo Emmel Neto, o presidente, deputado Adolfo Brito (PP), apontou que tão logo ocorram as definições pela Mesa Diretora e pelo Legislativo de Santana do Livramento, no início dos trabalhos em 2016, haverá uma comunicação formal à Comissão, visando a inclusão do pedido na pauta de apreciações do órgão técnico. A vereadora Tatiane, junto da chefe de gabinete, Magali Moraes, disse ainda que foi oficiada a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para que inclua na agenda de reuniões uma data para enc