Pular para o conteúdo principal

Lideranças de Santa Cruz do Sul solicitam apoio na PL que cria VEC no município


O gabinete do deputado Adolfo Brito recebeu, nesta quinta-feira (13), o Diretor de Segurança Tiago Baggiotto e o Delegado Penitenciário Bruno Carlos Pereira, ambos servidores da SUSEPE, em Santa Cruz do Sul, que vieram solicitar apoio do parlamentar, para que auxilie para a agilização dos trâmites junto à ALERGS e na aprovação do Projeto de Lei 115/2017, que prevê a criação de Vara de Execução Criminal Regional (VEC) na Comarca de Santa Cruz do Sul, além de Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo.


Conforme Baggiotto e Pereira, que falaram, especificamente, que a criação desta VEC de Santa Cruz do Sul é de grande relevância, pois vai possibilitar agilidade nas medidas execução criminal relativos às penas privativas de liberdade das casas prisionais localizadas nas comarcas de Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Rio Pardo, Sobradinho e Venâncio Aires.

Disseram, também, que a referida Vara, vai auxiliar no sentido de que os juízes fiquem liberados da execução criminal, otimizando, assim, sua jurisdição nas matérias específicas de sua unidade jurisdicional; permitindo maior conhecimento das realidades de todas as casas prisionais; facilitando a transferência de presos entre as casas sujeitas à jurisdição da VEC Regional e possibilitando maior êxito nas permutas com as demais VECs. Medidas que propiciam a unificação da jurisdição de execução criminal, além de maior uniformidade de decisões, trazendo maior segurança jurídica e estabilidade, com a consequente tranquilidade à massa carcerária.

Informaram ainda que, atualmente, apenas nas Comarcas de Porto Alegre e de Novo Hamburgo, há unidades especializadas em execução criminal. Todas as demais Varas de Execução Criminal do Estado, inclusive de entrância final, são adjuntas a uma Vara Criminal ou Vara Judicial, em que o Magistrado, além das atribuições de execução criminal, possui as atribuições próprias da Vara, sobrecarregando unidades que já têm, de regra, carga de trabalho elevada. Assim, além do prejuízo causado ao trabalho de julgamento, há desvio da atenção devida a essa matéria prioritária.

As lideranças foram recebidas pelo coordenador da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Arlindo Emmel Neto.

Texto e foto Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker