Pular para o conteúdo principal

Comissão de Agricultura recebe equipe para tratar sobre possíveis alterações no Projeto de Lei sobre Apicultura


A pedido do deputado Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, o coordenador desse órgão técnico e consultivo, Arlindo Emmel Neto, recebeu, nesta tarde (12), representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação, do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Casa Civil, que também são integrantes da Coordenação do Programa “Mais Água, Mais Renda” e da Câmara Setorial de Apicultura e Meliponicultura.


A equipe, formada pelo engenheiro agrônomo, doutor em Zootecnia, Nadilson Roberto Ferreira, e pelos senhores Sérgio Sady Musskopf e Pablo Tadeu Pereira da Silva, esteve tratando com o coordenador da Comissão de Agricultura sobre a viabilização de propostas para aprimorar o Projeto de Lei 27/2017, que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura – PROAMEL, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. As alterações no Projeto de Lei, que já tramita na Assembleia Legislativa, foram sugeridas, agora, pela secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ficou acertado que as sugestões deverão ser discutidas pelas lideranças de todos os partidos, que definirão se apresentam emendas em plenário, caso o projeto de lei passe pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, e receba pedido de preferência na reunião de líderes, amanhã (13). No caso da manutenção do trâmite normal, as modificações serão levadas à Comissão de Agricultura, onde será escolhido um relator, que acrescentará na proposta original as modificações indicadas pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e trará, posteriormente, para votação dos deputados membros do órgão técnico-consultivo e, daí sim, o PL 27/2017 ficará pronto para ser votado em Plenário.

Relembre:

O PL 27/2017 surgiu após audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, em abril de 2015, a partir de tratativas entre a Comissão de Agricultura e a Câmara Setorial de Apicultura, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

O presidente da Comissão, Adolfo Brito, acredita que o PL é importante porque “não há um acompanhamento ou suporte por parte do Estado ao setor apícola e meliponícola, que vêm crescendo paulatinamente”. “O setor tem potencial de crescer e gerar muito mais lucro ao Rio Grande do Sul, mas, para isso, é preciso de base legal para abrir portas em busca de novas realidades para o setor”, concluiu o parlamentar.

Texto e foto Taís Castro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho