Pular para o conteúdo principal

Ponto de equilíbrio na cadeia do tabaco será discutido entre outubro e novembro

A audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito, realizada nesta quinta-feira (23), na 17ª Expoagro/Afubra, onde foram discutidos assuntos relacionados à classificação e comercialização do tabaco, teve excelente participação de lideranças da cadeia produtiva do tabaco, segundo o deputado Brito.


Surgiram muitas reclamações sobre a classificação que está sendo feita por algumas empresas, especialmente para os fumos de qualidade inferior; bem como quanto à falta de financiamentos com juros compatíveis para investimentos em equipamentos como secadores de grãos e novas estufas. Outra reivindicação diz respeito à falta de acompanhamento de órgão oficial no momento da classificação do produto. Estes temas serão objeto de reunião entre a Afubra e a Comissão de Agricultura.

Nos encaminhamentos, foi definida, pela Comissão de Agricultura e pela Afubra, a realização de reunião, entre outubro e novembro, envolvendo os representantes dos produtores e das empresas, bem como a Afubra e a Comissão de Agricultura, para encaminhar critérios que possam garantir um preço justo para o tabaco, incluindo na discussão o valor de insumos fornecidos pelas empresas.

O Presidente da Comissão de Agricultura, Adolfo Brito, disse que “é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre produção e comercialização, para que a cadeia possa continuar gerando emprego e renda”.


Participaram da audiência, além do deputado Adolfo Brito e do Presidente da Afubra, Benício Werner, os deputados estaduais Marcelo Moraes (PTB), propositor da audiência, Edson Brum (PMDB), Elton Weber (PSB), Pedro Pereira (PSDB) e Zilá Breitenbach (PSDB), bem como o deputado federal Heitor Schuch (PSB). Estiveram presentes também o Superintendente do Ministério da Agricultura, os Presidentes do Corede e SindiTabaco, assim como representantes da Farsul, Fetag e Sicredi, e também Prefeitos, Vereadores, Sindicatos e produtores rurais. 

Veja mais fotos do evento:








Texto Taís Castro
Foto Fábio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker