Pular para o conteúdo principal

INICIADA MOBILIZAÇÃO PARA MUDANÇA DE VALIDADE NO EXAME DO MORMO


A mudança de prazo de validade de 60 para 180 dias para o exame do Mormo no Rio Grande do Sul só poderá ser concretizada após o Inquérito Epidemiológico a ser autorizado pelo Ministério da Agricultura a fim de ser realizado pelo Estado. A informação foi dada pelo deputado Adolfo Brito que presidiu a Comissão de Agricultura com a presença do Secretário da Agricultura, Ernani Polo, representante do MAPA, Bernardo Todeschini, e técnicos da área, atendendo convite de vários parlamentardes da Assembleia Legislativa.

Conforme Brito, são muitas as reclamações oriundas do interior do Estado, pois os custos são altos e é preciso alongar o tempo de validade do exame.

O Secretário da Agricultura e o representante do Ministério da Agricultura informaram aos parlamentares de que em até 60 dias devem receber autorização para proceder o levantamento, trabalho que poderá levar mais de seis meses até atender todo o rebanho de cerca de 700 mil equinos no Estado. Enquanto isso a Legislação Federal determina que o prazo não pode ser alongado.
“Os deputados vão continuar acompanhando e ajudando a buscar alternativas para viabilizar a instalação do laboratório oficial da União no Estado, a fim de agilizar os resultados, diminuir custos aos criadores e aumentar o controle e segurança”, disse Brito.

Atualmente, o primeiro exame tem sido feito em laboratório credenciado em Porto Alegre, instituição que realizou mais de 4 mil testes apenas em fevereiro. No entanto, o segundo teste, confirmatório, só pode ser feito pelo laboratório da União, que fica em Pernambuco.

Também participaram da reunião os deputados Zilá Breitenbach, Regina Becker Fortunati, Frederico Antunes e Zé Nunes.


Texto e foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker