Pular para o conteúdo principal

Temporais no RS: Caixa explica critérios para liberação do FGTS a atingidos

Seis municípios dos 66 que decretaram situação de emergência já estão habilitados a receber recursos do FGTS. A informação é do deputado Adolfo Brito (PP), após audiência com o gerente de Filial do Fundo de Garantia da Caixa Econômica Federal de Porto Alegre, Leo Eraldo Paludo, na reunião da Comissão de Assuntos Municipais, nesta terça-feira (10). 

Os municípios contemplados até o momento são: Cambará do Sul; Canoas; Caraá; Eldorado do Sul; Porto Alegre e Taquara. Cada trabalhador tem o direito de sacar no máximo 6 mil 220 Reais. No total, 14 municípios já entregaram as documentações necessárias para receber o reconhecimento de emergencialidade pelo Ministério da Integração Nacional, e estão sob análise da Defesa Civil.

Preocupado com a Região Central do Estado, fortemente atingida pelos vendavais, granizo e enchentes dos meses de setembro e outubro, o deputado Brito questionou sobre a possibilidade de moradores de cidades que não tiveram reconhecido o decreto emergência receberem os recursos. No entanto, apenas os municípios que tiverem a calamidade reconhecida pelo Ministério poderão ser contemplados. O deputado disse ter ficado preocupado pela burocracia governamental para liberação dos recursos, exigindo uma série de documentos comprobatórios por parte dos municípios que tiveram situação de emergência decretada.

A busca por recursos aos atingidos também pautou audiências do parlamentar em Brasília, no Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. No dia 28 de outubro, ocorreu reunião com o próprio ministro do MDA, Patrus Ananias.


Texto e foto Rafaela Redin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho