Pular para o conteúdo principal

Em audiência na ALRS, Anatel confirma internet e telefone para o meio rural


“O maior acesso às telecomunicações, bem como energia elétrica de qualidade, é o que vai determinar o futuro da produção rural, com a manutenção do jovem no campo e o incremento de tecnologias”. A frase é do presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Gaúcha, deputado Adolfo Brito (PP), após a audiência pública que tratou da telefonia e da internet no meio rural, na manhã desta quinta-feira (12), proposta pelo deputado Elton Weber (PSB).

Com duração de mais de três horas, o encontro teve de ser transferido para o Plenarinho da Assembleia devido ao grande número de lideranças municipais e estaduais, empresas e representantes de órgãos reguladores e fiscalizadores. Na oportunidade, ficou definida a criação de uma subcomissão sobre o tema, já para o ano que vem, e que deverá entrar na pauta de votação dos membros da Comissão.

Na reunião de hoje foi apresentada pelo gerente Regional Sul ANATEL, Rafael André Lima, a nova resolução que determina a implementação de telefone fixo e transmissão de dados (internet) de até 1 megabyte. Conforme Lima, as propriedades rurais distantes até 30 quilômetros da sede dos municípios serão atendidas pela Oi, e as demais (além dos 30 km), deverão ter os serviços prestados pela Embratel.

Desta forma, a partir de janeiro do ano que vem, a Oi começará a realizar as inscrições dos moradores da zona rural por meio do 0800.031.0001. Sobre este serviço, o diretor de Relações Institucionais da empresa na Região Sul, Gabriel Ribeiro de Campos, afirmou que a responsabilidade do atendimento chegar ao interior é da Oi, independente da forma, e sem custos aos produtores rurais, e os valores devem ficam em torno de R$ 69 a R$ 79.

A maior reclamação dos presentes foi com relação aos entraves burocráticos e os altos custos para implantação através dos postes de energia elétrica. Também foram expostas queixas quanto ao mau atendimento de empresas de telefonia móvel e as falhas no serviço de internet.

Presenças e manifestações
Representantes de Sobradinho presentes no encontro
Também estiveram presentes e se manifestaram o deputado Altemir Tortelli (PT); presidente da Associação dos Moradores de Pinhal Alto (AMPA), Severino Seyer; vice-prefeito de Salvador das Missões, Jair Miguel Lenz; secretário da Agricultura de Sobradinho, Marlécio Waide; presidente do Sindicato Rural de Sobradinho, João Carlos Guarienti; representante da Buriti Engenharia, Narciso Flesch; representante da ANEEL e AGERGS, Nilton Telicheveski; promotora de Defesa do Consumidor do MP-RS, Caroline Vaz; diretor de Cooperativismo da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Lino Hamann; Marcio Langer da FETAG; Fabio Avancini Rodrigues da Farsul; Renato Martins da Fecoergs; relações institucionais da TIM, Cleber Rodrigo Affanio; relações institucionais da Vivo, Laiana Souza; e Alisson Minozzo do Grupo Minozzo Comunicações.

Texto Rafaela Redin
Fotos Rafaela Redin e Fabio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho