Pular para o conteúdo principal

Audiência na Justiça trata da proibição da pesca do Dourado, Surubim e outras espécies


A Juíza Federal Dra. Clarides Rahmeir, da 9ª Vara da Justiça continuará ouvindo todas as partes envolvidas e realizará mais uma audiência pública,no início do mês de dezembro, antes de pronunciar-se definitivamente sobre a ação que trata da proibição de algumas espécies de peixes de água doce e salgada.

A informação foi dada pelo deputado Adolfo Brito (PP), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, após participar na manhã desta quinta-feira (25) da audiência pública sobre o assunto promovida e coordenada pela titular da 9ª Vara Federal. Sobre as espécies do Dourado e Surubim, informou Brito, o Grupo de Trabalho da Comissão, coordenado pelo Deputado Gilmar Sossella (PDT), continuará buscando alternativas para atender as questões ambientais, bem como os interesses dos pescadores, que estão perdendo renda considerável pela vedação definida em Decreto Estadual.

Conforme Adolfo Brito, também ficou definido que a partir do ano que vem a Secretaria do Desenvolvimento Rural, através do Departamento de Pesca e Aquicultura, deverá realizar um amplo levantamento de peixes junto às Bacias Hidrográficas de rios, lagos e lagoas do Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar na indicação de quais espécies podem ser pescadas, assim como aquelas que deverão continuar proibidas até que aumentem consideravelmente suas quantidades.

O encontro de hoje contou com a presença da deputada Regina Fortunatti (PDT); de dirigentes do Departamento de Pesca da SDR; prefeitos; vices; vereadores; dirigentes sindicais; lideranças e pescadores de Imbé, Cidreira, Tramandaí, Quaraí e Itaqui; além de técnicos da área ambiental e do judiciário federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho