Pular para o conteúdo principal

Erebango e Getúlio Vargas manifestam preocupação a Brito sobre situação dos agricultores familiares

O prefeito de Erebango, Enio Meregalli; o vice-prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo; e o chefe de gabinete, Vilmar Soccol, vieram pedir ao deputado Adolfo Brito (PP) apoio à grave situação em que vivem significativa parcela de agricultores familiares destes municípios.

Conforme Brito, os dirigentes municipais reclamaram que os agricultores daquelas localidades estão sob ameaça de terem suas terras invadidas por índios caingangues, vindos de várias partes do Estado e até do exterior. Este problema ocorre em várias áreas do Rio Grande do Sul e, identicamente, estende-se por Santa Catarina e Paraná.

Adolfo Brito lembrou que, no início desta semana, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com o prefeito de Salto do Jacuí; Altenir Rodrigues da Silva, para alertar sobre a mesma situação, onde já houve invasão na Colônia Juvenilha.

Após, os representantes de Erebango e Getúlio Vargas, participaram, juntamente com Brito, de uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, e outros parlamentares.

Conforme o deputado progressista, no encontro no gabinete da presidência, os representantes da Fetraf-sul, Cleonice Back e Sidimar Lawandowski, expuseram sua preocupação e entregaram uma carta de reivindicações. Entre elas, estão uma negociação, em nível nacional, para uma solução pacífica para o problema que atinge, só no Rio Grande do Sul, 30 mil famílias que correm o risco de perder suas terras, de onde tiram sustento.

O deputado progressista disse que já existe um encontro agendado, em Brasília, na próxima quinta-feira (23), com os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; e José Eduardo Cardozo, da Justiça. Na audiência, vão pedir a permanência em suas terras, adquiridas legitimamente, em grande parte dos casos, há mais de um século, e a suspensão de todos os processos de demarcação de terras em andamento.

O presidente da Assembleia Legislativa pediu a presença de todos parlamentares, num movimento suprapartidário de apoio aos agricultores, para que estejam em Brasília, no encontro.

Texto e Foto Floriano Becker

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Agora é oficial: empresa Giovanella se instala em janeiro para recuperação de rodovias

Comitiva de prefeitos esteve em audiência no Ministério Público de Contas O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, confirmou na tarde de ontem (29) ao deputado Adolfo Brito (PP) que recebeu documentos do DAER respondendo indagações da procuradoria de que o contrato entre o Estado e a empresa Arcol, vencedora da licitação em 2013, para recuperação das rodovias ERS-400 e RSC-481, acaba de ser rescindido. No mesmo documento, o procurador-geral informa que o DAER já está oficiando a segunda colocada naquela licitação, a empresa Giovanella, para que assuma os trechos contratados pela Arcol, que não conseguiu cumprir as metas e prazos estabelecidos no contrato. Conforme o deputado Adolfo Brito, as informações já haviam sido repassadas na audiência de segunda-feira (28), quando o parlamentar recebeu o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, na Assembleia Legislativa. Westphalen confirmou também que a Giovanella cumprirá o contrato nos dois trecho