Pular para o conteúdo principal

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos aprova audiência para discutir situação das APAES no Estado


A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o requerimento do deputado Adolfo Brito (PP) para a realização de audiência pública que fará a analise da situação atual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do Rio Grande do Sul. 

Conforme o parlamentar, serão convidados para participar da audiência, entidades,segmentos e ministério relacionados ao setor, secretarias estaduais da área, municípios, parlamentares estaduais e federais, Câmara de Vereadores e lideranças que possam contribuir com a discussão e encaminhamento de soluções às dificuldades enfrentadas pelas APAES.

O deputado Adolfo Brito declarou, durante a reunião da comissão, que as entidades filantrópicas passam por dificuldades, em todo o Estado, sendo necessário mudar a legislação, possibilitando a manutenção destas instituições, pelo trabalho social relevante que desenvolvem.

De acordo com Brito, atualmente a lei não permite repasse de recursos para as APAES. Criada no Rio Grande do Sul, em 1993, existem em atividade, 208 APAES, contemplando 454 municípios e realizando 18 mil atendimentos por mês.

Adolfo Brito disse que, quase diariamente, pessoas destas entidades procuram seu gabinete solicitando apoio e que não há nenhum projeto governamental que possa beneficiar a aquisição de bens ou materiais diretamente para aquelas Associações de Pais e Mestres e Amigos dos Excepcionais. O parlamentar exemplificou que, há dois anos, estava procurando conseguir recursos para aquisição de um veículo para a APAE de Agudo, que atende quase duzentas pessoas semanalmente, e só conseguiu o intento, há um mês, com apoio da senadora Ana Amélia, através de uma entidade beneficente.

A audiência, no entender do deputado Adolfo Brito, dará oportunidade para que municípios possam discutir a possibilidade de repasse de recursos para as entidades. “ No entanto, é indispensável que modifique a lei voltando a permitir que as APAES recebam recursos federais através do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB).

Em breve, será estabelecida a data da audiência e feitos os convites para as entidades que participarão do evento.

Por: Floriano Becker

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker