Pular para o conteúdo principal

Brito denuncia ameaças a produtores de Salto do Jacuí


O deputado Adolfo Brito (PP) e o prefeito do município de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva, estiveram agora à tarde (13) em audiência com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.

Brito e Altenir foram apresentar a situação dos produtores rurais  e índios caingangues da região de Colônia Júlio Borges, que tiveram área ocupada de propriedade do Estado, por parte dos índios caingangues de outra região. O objetivo do encontro foi pedir a atenção e apoio da secretaria, visando buscar uma solução para o problema, seja através da esfera estadual ou federal.

Conforme o parlamentar, hoje, tem 36 famílias devidamente cadastradas e com atendimento da Funai, além de outras 24, na colônia. A preocupação do prefeito de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva, é de que, seis famílias já chegaram à area e há a ameaça de que outras cheguem ao local de 422 hectares, vindas de Tenente Portela e Guarita, caracterizando uma invasão.

O secretário Ivar Pavan disse que, ainda neste mês de maio, será feita uma reunião em Salto do Jacuí, reunindo secretaria, Incra, Funai e comunidade para definir qual o papel de cada um na questão. “ A primeira vista, disse Pavan, será necessário um cadastramento geral das famílias que estão na colônia”.

Também participaram do encontro, o vice-presidente da Câmara de Vereadores do Salto do Jacuí, Jairo Salgado da Costa; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo Gregório; o secretário adjunto da SDR, Ronaldo Franco de Oliveira, dos diretores da Área de Reforma Agrária, Jaime de Martini, e do departamento de Pesca, Valdomiro Bosa.

Texto Floriano Becker
Foto Fábio Dallmann

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brito recebe Anatel para tratar da telefonia e internet no meio rural

Dando continuidade aos trabalhos da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em busca da implantação de telefonia fixa e internet no meio rural, o presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, esteve reunido com representantes da Anatel em seu gabinete parlamentar, na manhã desta quarta-feira (06).  Na oportunidade, Brito relatou as dificuldades que estão ocorrendo em relação ao recebimento das inscrições e no contato com o telefone indicado pela empresa Oi para realização do cadastro (0800.031.0001). O gerente regional da Anatel, Rafael André Baldo de Lima, o especialista em regulação Victor Muniz Estevam Dias e o assessor Sidney Ochman (de Brasília), indicaram um endereço eletrônico (e-mail) para que os produtores rurais, em caso de dificuldades, possam notificar a Anatel. O e-mail pode ser enviado para consumidor.rs@anatel.gov.br , onde devem ser informados os dados: nome; CPF; endereço de residência/distrito/município; telefone para contato; e e-mail. Além disso,

Brito e presidente da Câmara de Bossoroca tratam da reforma em ginásio de esportes

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu, nesta quarta-feira (17), a visita do vereador Juarez da Silva Cantini, presidente da Câmara Municipal de Bossoroca.  Na ocasião, Cantini solicitou apoio do parlamentar para o encaminhamento de pedido de recursos, ao governo federal, visando a reforma do ginásio de esportes César Dirceu Franco, que possui problemas no telhado e no piso, dificultando a prática de atividades esportivas. Conforme Brito, ficou definido durante o encontro que a demanda será remetida ao deputado federal Luís Carlos Heinze (PP), que deverá elaborar emenda ao Orçamento da União. Texto e foto: Floriano Becker